sexta-feira, 27 de abril de 2012

Parabéns Pedreiras pelos seus 92 anos!



Pedreiras é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população é de aproximadamente 39.481 habitantes (Censo 2010). Possui uma área de 534,514 km².

É interligada a Trizidela do Vale, um antigo bairro emancipado, pela Ponte Francisco Sá. Pedreiras também é berço de pessoas ilustres como o compositor João do Vale.

O Município foi fundado em áreas de fazendas escravistas e dos índios Pedras Verdes que habitavam a região. Em meados do século XX foi um dos maiores polos produtores de arroz do interior do estado do Maranhão.

Nos dias de hoje, Pedreiras destaca-se por um comércio ativo e centro econômico e Judicial da região do médio mearim. Região, inclusive, que leva o nome do rio que banha a cidade.

É sede de comarca do Poder Judiciário, com jurisdição sobre as cidades de Pedreiras, Trizidela do Vale e Lima Campos. Em Pedreiras também se encontra a sede do Ministério Público Estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Pedreiras.

João do Vale

Eleito o maranhense do século através do voto popular, o cantor e compositor entrou para a história como um dos maiores representantes da Música Popular Brasileira. Ao lado de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, João foi porta voz da música nordestina por vários anos, antes de ícones como Fagner e Zé Ramalho.

Além do sucesso ‘Carcará’, imortalizado na voz de Zé Ramalho, Pisa na Fulô e Coronel Antônio Bento, o músico cantou o Piauí em ‘De Teresina a São Luis’. Nesta última João do Vale relata a saudade que o visitante do Maranhão sentiu ao deixar Teresina de trem rumo à capital do estado vizinho.

O cantor teve diversos parceiros ao longo de mais de 50 anos de carreira, dentro os quais destacam-se Luis Vanderlei, João Castro Bezerra e Luis Vieira. O falecimento em 1996 não significou o esquecimento, pelo contrário, pois João foi regravado por inúmeros artistas nacionais.

Por Wikipedia e Daniel Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog "Maranhão no Congresso". A responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

E não serão publicados comentários anônimos favor identificar-se.